Relator Especial da ONU pede acesso a Israel e aos Territórios Palestinos Ocupados para missão de avaliação

A última visita de um especialista de direitos humanos da ONU a Israel e aos Territórios Palestinos Ocupados foi em 2007.

Bebê de 18 meses na enfermaria pediátrica do hospital Al-Shifa, em Gaza, se recuperando de queimaduras sofridas em uma explosão. Foto: UNICEF/El Baba

Bebê de 18 meses na enfermaria pediátrica do hospital Al-Shifa, em Gaza, se recuperando de queimaduras sofridas em uma explosão. Foto: UNICEF/El Baba

O relator especial da ONU para os direitos humanos, Makarim Wibisono, solicitou nesta terça-feira (26) o acesso a Israel e aos Territórios Palestinos Ocupados para reunir informações em primeira mão sobre o impacto da atual escalada de hostilidades.

Wibisono é o novo encarregado de monitorar e informar sobre a situação dos direitos humanos nos Territórios Palestinos, ocupados desde 1967. A última visita de um relator especial da ONU com este mandato à Israel e aos Territórios Palestinos Ocupados foi em 2007. No entanto, apesar de Israel ter concedido o acesso, nenhuma reunião com as autoridades israelense foi realizada. 

“Como relator especial é minha prioridade ver com meus próprios olhos a situação no local, ouvir e falar diretamente com as vítimas e testemunhas, e debater questões relevantes com representes de ambos os lados”, afirmou em um comunicado à imprensa.

O relator também frisou que “levantar o bloqueio de sete anos à Gaza é um passo essencial para acabar com esta crise perpétua e permitir que as pessoas reconstruam suas vidas”, disse, acrescentando que planeja realizar sua missão em setembro de 2014. Sua ideia é expôr suas primeiras impressões em uma das sessões da Assembleia Geral que acontecerá em outubro de 2014 e divulgar seu primeiro relatório substancial para a sessão do Conselho de Direitos Humanos em março de 2015.

Comente